Definição do Pentatlo Moderno
Tiro – São feitos 5(cinco) disparos de pé, com uma pistola de ar, com apenas uma das mãos, sem apoio, a uma distância de 10m do alvo, quando o disparo acertar na área de pontuação acende-se uma luz verde para indicar o acerto, o tempo para os disparos é de 50s sendo que o cronômetro só é acionado após o 1º disparo, porém quanto mais rápido você fizer os 5(cinco) “acertos”, mais rápido o atleta volta a corrida e com isso aumentam suas chances de vencer, cada segundo na corrida é muito importante pois, a corrida é a modalidade em que se observa o maior equilíbrio técnico entre os atletas.
Nota: Na regra anterior o tiro era disputado no início como primeira modalidade eram efetuados 40 disparos em um alvo com pontuação de 1 a 5 pontos.
Corrida - São 3.200 metros em qualquer superfície e com um desnível de 50m(Máx).
Fonte:
http://www.clicksports.com.br/
O Pentatlo Moderno é uma modalidade esportiva envolvendo 5 diferentes modalidades, idealizada pelo Barão de Courbetain e introduzida pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de
A primeira modalidade é a esgrima onde todos jogam contra todos onde o primeiro que pontuar é o vencedor no tempo de até 1min, caso termine empatado ou seja nenhum dos 2(dois) competidores façam o ponto, ambos são considerados perdedores.
A segunda modalidade em disputa é a natação onde o que vale é o tempo obtido independente da classificação em cada bateria, o atleta que fizer um tempo de 2min30s marcarão 1000 pontos na competição e a cada 0,33s a (-)menos ou a (+)mais, soma ou diminui 4(quatro) pontos.
A terceira modalidade é o hipismo, disputado num percurso de 350 a 450 metros, geralmente com 12(doze) obstáculos e 15(quinze) esforços com 1(um) duplo e 1(um) triplo. Os cavalos são fornecidos pela organização do Campeonato, que em forma de sorteio seguindo a classificação parcial vão se formando os conjuntos. Cada atleta tem 20min para conhecer e se adaptar ao cavalo.
A quarta e a quinta modalidade é um evento combinado de tiro esportivo e corrida. A ordem de largada é determinada pela pontuação parcial adquirida ao longo da competição nas 3(três) modalides anteriores, esgrima, natação e hipismo. Os pentatletas largam em direção ao stand de tiro e atiram em um alvo de 15,5cm de diâmetro a uma distância de 10m com uma pistola de ar e dispuro a laser, são 5 “acertos” ou 50s o que ocorrer primeiro e em seguida parte para o primeiro trecho de corrida de 800m. Terminado os primeiros 800m é feito uma nova seção de tiros e corrida e novamente a mesma sequência para conclusão da prova. Quem cruzar a linha de chegada na frente é o vencedor.
As Categorias de acordo com a UIPM(União Internacional de Pentatlo Moderno) são as seguintes:
Jovens – de 10 a 18 anos
Juniors – de 19 a 21 anos
Seniors – acima de 22 anos
Masters – acima de 30 anos
As Categorias de acordo com a UIPM(União Internacional de Pentatlo Moderno) são as seguintes:
Jovens – de 10 a 18 anos
Juniors – de 19 a 21 anos
Seniors – acima de 22 anos
Masters – acima de 30 anos
Regras do Pentatlo Moderno
As regras de competições do Pentatlo Moderno seguem basicamente as já existentes nas modalidades envolvidas. Agenda-se um dia para a competição feminina e outro para a competição masculina.
A competição precisa ser disputada em um único dia, por isso tem início logo pela manhã.
Esgrima – A arma utilizada é a espada, seguindo as regras da modalidade quanto ao uniforme, equipamentos e material de proteção, o toque é válido em qualquer parte do corpo do oponente com a ponta da arma somente, com uma pressão superior a 750 gramas, acionando o placar eletrônico que por sua vez acenderá uma luz colorida do lado vencedor. Na esgrima todos jogam contra todos sendo o vencedor o primeiro que pontuar. Os duelos podem durar até 1min, caso termine empatado ou seja nenhum dos 2(dois) competidores façam o ponto, ambos são considerados perdedores.
Nota: Os combates são realizados em uma pista retangular metalizada devidamente aterrada de 14m de comprimento e mais 1,5m a 2,00m de recuo de cada lado por 1,50m a 2,00m de largura.
Cada atleta tem um fio ligado a ele, conectado em sua arma numa extremidade e no aparelho marcador de pontos na outra extremidade. Este marcador fica instalado na parte central da área de combate e possui 4 luzes (1 branca e 1 colorida) para cada esgrimista.
Pontuação: Para conquistar 1.000 pontos o atleta precisa vencer 70% dos seus combates. Ex.: numa competição com 36 participantes, ou seja, 35 confrontos que cada pentatleta precisa fazer, para que ele obtenha 1.000 pontos ele precisa vencer 25 combates, a cada vitória a mais(+) ou a menos(-) acrescenta ou diminui 24 pontos na sua pontuação.
Nota: Os combates são realizados em uma pista retangular metalizada devidamente aterrada de 14m de comprimento e mais 1,5m a 2,00m de recuo de cada lado por 1,50m a 2,00m de largura.
Cada atleta tem um fio ligado a ele, conectado em sua arma numa extremidade e no aparelho marcador de pontos na outra extremidade. Este marcador fica instalado na parte central da área de combate e possui 4 luzes (1 branca e 1 colorida) para cada esgrimista.
Pontuação: Para conquistar 1.000 pontos o atleta precisa vencer 70% dos seus combates. Ex.: numa competição com 36 participantes, ou seja, 35 confrontos que cada pentatleta precisa fazer, para que ele obtenha 1.000 pontos ele precisa vencer 25 combates, a cada vitória a mais(+) ou a menos(-) acrescenta ou diminui 24 pontos na sua pontuação.
Natação – As provas de natação são disputadas em piscina de 50m e algumas vezes na metade da distância (25m), é feito o balizamento e o objetivo principal é a luta contra o tempo e não a ordem de chegada como acontecem nas provas tradicionais de natação. As regras são as mesma da modalidade, os atletas nadam 200m no estilo livre no melhor tempo possível.
Nota: O competidor que “queimar” a largada, não tocar nas paredes em suas viradas ou encostar no fundo da piscina, será penalizado em 40(quarenta) pontos.
Pontuação: Quem fizer o tempo de 2m30s marca 1.000 pontos na competição e a cada 0,33s ganham ou perdem 4(quatro) pontos ou seja a cada 1s, 12(doze) pontos. Ex.: Um tempo de 2m24sequivalem a 1.072 pontos conquistados ou então, um tempo de 2m33s são 964 pontos conquistados.
Hipismo – Segue as regras do hipismo modalidade salto, respeitando o uniforme, equipamentos e materiais de proteção, pode ser disputado em pista de areia ou grama normalmente num percurso de 350 a 450 metros, com 12 obstáculos e 15 esforços com altura máxima de 1,20m com obrigatoriedade de conter 1 duplo e 1 triplo, numa velocidade mínima de 350 metros/min em recinto aberto e 300 m/m em recinto fechado. Pelo fato dos atletas não conhecerem os cavalos que irão realizar o percurso, levam vantagem os pentatletas que possuem mais tempo de treinamento e vale considerar o fator “sorte” muito presente nas competições de hipismo, por se tratar de um esporte que o animal conta muito. Se o atleta montar um cavalo com temperamento complicado ou sem confiança, ele poderá perder preciosos pontos e por consequência não alcançar seus objetivos mesmo que seja um dos favoritos da competição. Os organizadores procuram selecionar cavalos de boa aptidão esportiva e bem treinados para que todos tenham condições de executar bons percursos.
Nota: A pista de competição é aberta para que os atletas reconheçam o percurso a “pé”, sendo proibida adentrar a pista com o animal, para que possam fazer as medições das linhas, duplos e triplo e para que eles possam traçar uma estratégia de prova.
Pontuação: Cada competidor entra na competição marcando 1.200 pontos, a cada derrube de obstáculo perde-se 40(quarenta) pontos, cada “refugo”, “desvio” ou “defesa” do conjunto perde-se 40(quarenta) pontos, se caso deslocar o obstáculo e o Júri venha a interromper o percurso para recompor o mesmo, o concorrente perderá 60(sessenta) pontos. Ao contrário da regra do hipismo, quando o cavaleiro e/ou conjunto sofrem uma queda, são descontados 60(sessenta) pontos, mas o atleta poderá continuar seu percurso, na segunda queda o conjunto é eliminado, será descontado 4(quatro) pontos a cada segundo excedido. Ex.: Se um conjunto comete 3(três) derrubes dentro do tempo estipulado, ele marca 1.140 pontos, se caso ele terminar sua participação com 2s a mais(+) do que o tempo concedido, sua pontuação cairá para 1.132 pontos.
Tiro esportivo/ Corrida - A ordem de largada é determinada pela pontuação parcial adquirida ao longo da competição nas 3(três) modalidades anteriores. O primeiro colocado larga na frente e são transformados a diferença de pontos entre o primeiro colocado e os demais, em tempo, a cada 4 pontos, 1 segundo de diferença a seu favor, é conhecido como “handcap”. Ex. Se o primeiro colocado estiver com 3.500 pontos, o segundo com 3.380 pontos e o terceiro 3.340 pontos, isso significa que o 2º(segundo) colocado larga 30s após o 1º(primeiro) colocado e 10s na frente do 3º(terceiro) colocado e assim sucessivamente. Os pentatletas largam em direção ao stand de tiro e atiram em um alvo de área válida com 59,5mm de diâmetro a uma distância de 10m com uma pistola de ar e disparo à laser, são 5 acertos ou 50 segundos o que ocorrer primeiro e em seguida parte para o primeiro trecho de corrida de 800m em terreno variado (grama, areia, asfalto, pedrisco, etc). Terminado os primeiros 800m é feito uma nova seção de tiros e corrida e novamente a mesma sequência para conclusão da prova com 4 séries de tiro e corrida de 800m. Quem cruzar a linha de chegada na frente é o vencedor.
Pontuação: Quem fizer o tempo de 13m20s marca 2.000 pontos na competição e a cada 1s ganham ou perdem 4(quatro) pontos. Ex.: Um tempo de 13m18s equivalem a 2.008 pontos conquistados ou então, um tempo de 13m25s são 1.880 pontos conquistados.
Nota: O competidor que “queimar” a largada, não tocar nas paredes em suas viradas ou encostar no fundo da piscina, será penalizado em 40(quarenta) pontos.
Pontuação: Quem fizer o tempo de 2m30s marca 1.000 pontos na competição e a cada 0,33s ganham ou perdem 4(quatro) pontos ou seja a cada 1s, 12(doze) pontos. Ex.: Um tempo de 2m24sequivalem a 1.072 pontos conquistados ou então, um tempo de 2m33s são 964 pontos conquistados.
Hipismo – Segue as regras do hipismo modalidade salto, respeitando o uniforme, equipamentos e materiais de proteção, pode ser disputado em pista de areia ou grama normalmente num percurso de 350 a 450 metros, com 12 obstáculos e 15 esforços com altura máxima de 1,20m com obrigatoriedade de conter 1 duplo e 1 triplo, numa velocidade mínima de 350 metros/min em recinto aberto e 300 m/m em recinto fechado. Pelo fato dos atletas não conhecerem os cavalos que irão realizar o percurso, levam vantagem os pentatletas que possuem mais tempo de treinamento e vale considerar o fator “sorte” muito presente nas competições de hipismo, por se tratar de um esporte que o animal conta muito. Se o atleta montar um cavalo com temperamento complicado ou sem confiança, ele poderá perder preciosos pontos e por consequência não alcançar seus objetivos mesmo que seja um dos favoritos da competição. Os organizadores procuram selecionar cavalos de boa aptidão esportiva e bem treinados para que todos tenham condições de executar bons percursos.
Nota: A pista de competição é aberta para que os atletas reconheçam o percurso a “pé”, sendo proibida adentrar a pista com o animal, para que possam fazer as medições das linhas, duplos e triplo e para que eles possam traçar uma estratégia de prova.
Pontuação: Cada competidor entra na competição marcando 1.200 pontos, a cada derrube de obstáculo perde-se 40(quarenta) pontos, cada “refugo”, “desvio” ou “defesa” do conjunto perde-se 40(quarenta) pontos, se caso deslocar o obstáculo e o Júri venha a interromper o percurso para recompor o mesmo, o concorrente perderá 60(sessenta) pontos. Ao contrário da regra do hipismo, quando o cavaleiro e/ou conjunto sofrem uma queda, são descontados 60(sessenta) pontos, mas o atleta poderá continuar seu percurso, na segunda queda o conjunto é eliminado, será descontado 4(quatro) pontos a cada segundo excedido. Ex.: Se um conjunto comete 3(três) derrubes dentro do tempo estipulado, ele marca 1.140 pontos, se caso ele terminar sua participação com 2s a mais(+) do que o tempo concedido, sua pontuação cairá para 1.132 pontos.
Tiro esportivo/ Corrida - A ordem de largada é determinada pela pontuação parcial adquirida ao longo da competição nas 3(três) modalidades anteriores. O primeiro colocado larga na frente e são transformados a diferença de pontos entre o primeiro colocado e os demais, em tempo, a cada 4 pontos, 1 segundo de diferença a seu favor, é conhecido como “handcap”. Ex. Se o primeiro colocado estiver com 3.500 pontos, o segundo com 3.380 pontos e o terceiro 3.340 pontos, isso significa que o 2º(segundo) colocado larga 30s após o 1º(primeiro) colocado e 10s na frente do 3º(terceiro) colocado e assim sucessivamente. Os pentatletas largam em direção ao stand de tiro e atiram em um alvo de área válida com 59,5mm de diâmetro a uma distância de 10m com uma pistola de ar e disparo à laser, são 5 acertos ou 50 segundos o que ocorrer primeiro e em seguida parte para o primeiro trecho de corrida de 800m em terreno variado (grama, areia, asfalto, pedrisco, etc). Terminado os primeiros 800m é feito uma nova seção de tiros e corrida e novamente a mesma sequência para conclusão da prova com 4 séries de tiro e corrida de 800m. Quem cruzar a linha de chegada na frente é o vencedor.
Pontuação: Quem fizer o tempo de 13m20s marca 2.000 pontos na competição e a cada 1s ganham ou perdem 4(quatro) pontos. Ex.: Um tempo de 13m18s equivalem a 2.008 pontos conquistados ou então, um tempo de 13m25s são 1.880 pontos conquistados.
Nota: Na regra anterior o tiro era disputado no início como primeira modalidade eram efetuados 40 disparos em um alvo com pontuação de 1 a 5 pontos.
Corrida - São 3.200 metros em qualquer superfície e com um desnível de 50m(Máx).
Fonte:
http://www.clicksports.com.br/
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